Dicas

// Guia do Passageiro

O Guia do Passageiro contém informações muito úteis para quem vai. A cartilha contempla informações unificadas sobre os direitos e deveres do viajante, relacionadas a bagagem, cuidados com a saúde, check-in, transporte de produtos e de animais, entre outras coisas. Foi desenvolvido a partir de um esforço conjunto dos órgãos que integram a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Faça o download clicando no botão ao lado.

+ SAIBA MAIS

// Visto

O visto é a permissão de entrada concedida por um país ao cidadão estrangeiro. Varia de acordo com a duração e o objetivo da viagem. Quem deseja obter o visto de entrada em outros países deve comparecer ao consulado ou embaixada do país de destino. EUA, Japão, China, Índia, a maioria dos países de Oceania, África e Europa oriental são algumas das nações que exigem a documentação nos passaportes brasileiros. Mais informações clique no botão ao lado.

+ SAIBA MAIS

// Passaportes

O passaporte emitido pela Polícia Federal é o principal documento na hora de viajar para o exterior. Ele identifica o cidadão brasileiro em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacional. A maioria dos países exige que o passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade. Clique em Saiba Mais para ir ao site da Polícia Federal e veja como providenciá-lo.

+ SAIBA MAIS

// Transporte de animais

Na legislação das companhias aéreas "animais domésticos" restringem-se a cães e gatos, mas consta que "os animais vivos poderão ser transportados em aeronaves não cargueiras, em compartimento destinado a carga e bagagem". O transporte de animais domésticos na cabina de passageiros poderá ser admitido, desde que transportado com segurança, em embalagem apropriada e não acarretem desconforto aos demais passageiros".

+ SAIBA MAIS

// Documentos

Você pode apresentar um documento oficial com foto que permita a sua identificação, por exemplo: carteira de identidade (RG); carteira nacional de habilitação (CNH); carteira de identidade emitida por conselho ou federação profissional, com fotografia (OAB, Crea e outras); carteira de trabalho; passaporte nacional; cartões de identificação expedidos pelos Poderes Judiciário e Legislativo Federal ou estaduais. Clique para saber mais.

+ SAIBA MAIS

// Bagagem

Depende do tamanho da aeronave e da classe na qual o passageiro está viajando (primeira classe ou classe econômica, por exemplo). Em média, cada passageiro pode levar até 23 kg. A companhia aérea é autorizada a cobrar pelo excesso de bagagem, no ato do check-in, um valor que pode chegar a 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso. A empresa também pode negar o transporte da bagagem excedente ou transportá-la em outro voo.

+ SAIBA MAIS

// Vacina

Alguns países exigem dos viajantes o Certificado Internacional de Vacinação ou a profilaxia contra a febre amarela. O passageiro pode consultar se o país para o qual está se dirigindo faz essa exigência no Sistema de Informações sobre Portos, Aeroportos e Fronteiras (Sispafra) da Anvisa em: www.anvisa.gov.br/viajante. Para a emissão do Certificado, você deve procurar um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa espalhados por todo o país.

+ SAIBA MAIS

// Seguro Viagem

O seguro-viagem garante assistência médica e odontológica, além de outros serviços adicionais como suporte jurídico, indenização por extravio da bagagem, auxílio em caso de perda de documentos, reembolso por atrasos ou cancelamentos de voos. Por essas e outras, é imprescindível contratar um antes de embarcar. No caso de alguns países, o Seguro-Viagem é obrigatório e deve ser contratado antecipadamente de acordo com o perfil de sua viagem.

// Cruzeiro

Pra quem está planejando fazer um Cruzeiro, é importante conhecer algumas dicas úteis sobre as características desta viagem, relacionadas a como preparar sua mala adequadamente, itens que não podem estar inclusos, algumas coisas pra sempre lembrar antes de embarcar ou desembarcar, documentação para viagens nacionais e internacionais, locais aos quais deve se dirigir para deixar suas malas e muito mais, clique ao lado.

+ SAIBA MAIS
Horário de Funcionamento

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª - das 9h às 18h | Sábados - das 9h às 12h